“Futebol”

O Futebol é uma viagem triste do prazer ao dever.
(Eduardo Galeano, in O Futebol ao Sol e à Sombra)
 Bem vindos ao FUTEBOL-Espectáculo
De um lado, pela equipa do Vale, Né Fintas e Zé Passinhos assumem a teatralidade titular. Do outro, Ed Cabeçadas e Bel Pontapé em representação da equipa da Serra.
Espera-se um jogo teatral competitivo onde a relação antropológica do ser humano com uma bola e o papel social e politico do futebol moderno são as narrativas tácticas em confronto.
FUTEBOL espectáculo tem a duração de cinco mil anos: inicia-se como um rito das primeiras sociedades sociedades agrárias; transforma-se em competição na Idade Média; modifica-se no encontro com os cultos míticos da América Central e do Sul até se transformar no jogo moderno actual.
Neste jogo popular e erudito, a participação dos adeptos presentes na plateia será decisiva durante todo o encontro.

Teatro O Bando e Teatro do Montemuro irão estrear, em cocriação, o espectáculo FUTEBOL.
A estreia será no dia 13 de Maio às 20h30 no Espaço Montemuro e onde ficará em cena até ao dia 16 de Maio. Nos dias 14 e 15 de Maio o espectáculo será às 20h30 e no dia 16 de Maio será às 16h00.

Podem também acompanhar-nos ao longo do segundo semestre na nossa digressão:
14 de Agosto no Festival Altitudes (Campo Benfeito); 2 de Outubro no Teatro Lethes (Faro); 16 de Outubro no Teatro Sá de Miranda (Viana do Castelo); 22 de Outubro no ACERT (Tondela); 6 de Novembro no Teatro das Beiras (Covilhã), 25 de Novembro no Fórum da Maia; 7 de Dezembro em Castro Daire.
O espectáculo terá uma temporada em2022 no Teatro O Bando em Palmela.

FUTEBOL surge de um diálogo entre o jogo teatral e a ludicidade de um desporto de massas. Em cena confrontamos MINORIAS e MAIORIAS, juntando dois universos aparentemente distantes mas que têm em comum as regras de um jogo, a indispensável paixão e a necessidade da técnica. A dramaturgia de FUTEBOL inspira-se nos livros “História Natural do Futebol” do escritor Álvaro Magalhães – uma obra que mostra o lado ancestral, filosófico e antropólogico dos jogos com bola.

Está a ser desenvolvida uma aplicação para telemóvel para o espectáculo, em parceria com o projeto Play On: New Storytelling with Immersive Technologies e com a participação do Digital Creativity Labs, que irá potenciar uma grande interactividade entre espectadores e actores. Esta tecnologia permitirá que, num momento determinado do espectáculo, cada espectador possa escolher em tempo real o actor favorito para representar esta ou aquela personagem na cena seguinte. A aplicação est disponível na play store (android). Caso o espectador não tenha um dispositvo móvel que permita aceder a aplicação, será dada uma alternativa.

a partir do livro
“História Natural do Futebol” de ÁLVARO MAGALHÃES
dramaturgia e dramatografia JOÃO MIGUEL NECA JESUS
encenação JOÃO NECA
música JORGE SALGUEIRO e RUI SOUZA
cenografia, figurinos e adereços RUI FRANCISCO e MARIA JOÃO CASTELO
desenho de luz PAULO DUARTE
design digital BEN KIRMAN
assistência de encenação FABIAN BRAVO e MIGUEL JESUS
assistência cenográfica CARLOS CAL e MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA
ilustração XIMO ABADÍA

com
ABEL DUARTE
EDUARDO CORREIA
NYLON PRINCESO
RAUL ATALAIA

criação
TEATRO O BANDO e TEATRO DE MONTEMURO