FUTEBOL

Co-produção Teatro O Bando e Teatro Montemuro

Estreia a 13 de maio de 2021 no Espaço Montemuro

FUTEBOL é um diálogo entre o jogo teatral e a ludicidade de um desporto de  massas. Em cena confrontamos MINORIAS e MAIORIAS, juntando dois universos  aparentemente distantes mas que têm em comum as regras de um jogo, a  indispensável paixão e a necessidade da técnica.  

A dramaturgia de FUTEBOL inspira-se nos livros “História Natural do Futebol”  do escritor Álvaro Magalhães – uma obra que mostra o lado ancestral, filosófico  e antropólogico dos jogos com bola – e “Uma História Popular do Futebol”, do  jornalista francês luso-descendente Mickaël Correia – uma investigação que,  através da história do jogo, acompanha a evolução da sociedade e da política, dos  movimentos sociais e culturais desde os finais do séc XIX.  

FUTEBOL é um projecto que tem estreia marcada para Março de 2021 e será  apresentado em duas versões em 2021: um espectáculo de sala com 4 actores  profissionais, com cerca de 30 apresentações previstas e um Grande Evento ao ar  livre com a integração de participantes comunitários.  

Para ambas as versões está também a ser desenhada, graças à parceria com  Digital Creativity Lab da Universidade de York (Inglaterra), uma aplicação para  telemóvel que irá potenciar uma grande interactividade entre espectadores e  actores.  

Esta tecnologia permitirá que, num momento determinado do espectáculo, cada  espectador possa escolher em tempo real o actor favorito para representar esta  ou aquela personagem na cena seguinte. A app será disponibilizada ao público  aquando da compra do bilhete, e serão desenhados conteúdos específicos para  este formato, tornando-se uma poderosa ferramenta de comunicação e divulgação  que começa antes do espectáculo e que se estende durante toda a temporada do  espectáculo alargando assim a experiência de fruição do acto teatral. 

FUTEBOL insere-se no projecto internacional Play On, projecto europeu de larga  escala que envolve 9 companhias de diferentes países europeus e que pretende  explorar novas formas de contar histórias utilizando tecnologias imersivas.

Texto a partir de  “História Natural do Futebol”  de Álvaro Magalhães   e “Uma História Popular do Futebol”  de Mickaël Correia 

Dramaturgia  João Neca e Miguel Jesus 

Encenação João Neca 

Elenco Abel Duarte, Eduardo Correia, Nylon Princeso e Raul Atalaia 

Cenografia, figurinos e adereços Rui Francisco e Maria João Castelo 

Música Jorge Salgueiro e Rui Souza 

Desenho de luz Paulo Duarte 

Design digital Ben Kirman

Produção  Inês Gregório, Marta de Baptista e Paula Teixeira 

Co-criação Teatro O Bando e Teatro de Montemuro 

Parceria internacional Play On e Digital Creativity Lab (York) 

Classificação etária m/6 anos