SENIORES

A imagem é de 1992 e em quase 30 anos muita coisa mudou, mas a proximidade e a cumplicidade do Teatro Regional da Serra do Montemuro com o público sénior foi sempre uma constante.

Apesar dos muitos projetos desenvolvidos com a comunidade ao longo destes anos, é em 2019 que concretizamos o sonho antigo de trabalhar de forma estratégica com este público. Inserido no programa Sénior Mais do Município de Castro Daire, levaremos a 10 lares/centros de dia/associações por ano, durante 3 anos, uma atividade de partilha e animação com os seniores. No final do projeto será apresentado um trabalho criado com os participantes, bem como um vídeo documentário de toda a evolução da atividade.

Se por um lado se pretende através da prática artística a promoção da inclusão social, por outro lado o projeto procura mais, ao nível do desenvolvimento pessoal dos participantes. Quando se avalia o nível
cognitivo de alguns destes participantes fica evidente o seu acelerado declínio, principalmente nos aspetos ligados à memória e atenção. O projeto contribui para o desenvolvimento intelectual destes participantes através do estímulo da linguagem, do pensamento, da perceção, da memória, da atenção e do raciocínio, permitindo que muitos deles recuperem competências cognitivas perdidas. É importante também referir que o projeto permitirá de uma forma global a promoção do bem estar e de uma melhor e mais saudável qualidade de vida.

Será fundamental para a auto-estima dos participantes, a preservação de todas as suas potencialidades, um alcance superior ao entendimento da vida, conjugando existir, emoções, sensibilidade: um claro sentido de vitalidade orgânica.