Novas Datas
SETEMBRO 5 e 6
Duração do Espectáculo
Apro. 75 minutos
Classificação Etária
M/6
SINOPSE
Pouco se sabe de ciência certa acerca de Geraldo Geraldes, o “Sem Pavor”. Há quem garanta ser originário de Santarém, mas foi em Évora que ele fixou a sua origem. A narrativa deste espetáculo pretende estabelecer um compromisso entre a diegese histórica do Sem Pavor e o cenário bucólico e pastoril da Serra do Montemuro, recheado de mitos e histórias mágicas, valendo-nos dos 4 elementos, Fogo, Terra, Ar e Água, associando-os a um discurso musical, identificando cada elemento ora com melodia, ora com algum instrumento musical.
A base do objeto artístico parte do formato operático, com participação das Bandas Filarmónicas locais. Paralelamente à música e à palavra, o movimento também vai estar presente. Foi convidada uma companhia do Novo Circo, Malatitsch, para integrar este espetáculo, introduzindo toda a beleza da dimensão acrobática: movimentos inesperados dos corpos que surgem dos arbustos densos da serra e se vão instalando em cima de enormes lajes de granito; imagens esculpidas nos penedos, como se de uma aparição se tratasse, confundindo o público.
Neste espetáculo não se pretende um rigor histórico ou científico, abrindo assim a porta ao pensamento mágico e eventualmente abstrato.
São estes projetos que nos enraízam à terra, onde o sentimento de pertença tem outra dimensão. A participação ativa da comunidade na criação e apresentação do objeto artístico permite uma maior identificação. Mais do que uma ida ao teatro é o momento como um todo. Neste projeto pensamos integrar atividades paralelas para que o espetáculo sirva de alavanca a outras iniciativas culturais, turísticas e gastronómicas, concebendo um evento cultural com diversas manifestações populares da própria região. Poder assistir às diferentes iniciativas culturais e presenciar a beleza paisagística que a Serra do Montemuro oferece, ficará registado na memória de cada um dos presentes.
EQUIPA
Texto Carlos Clara Gomes
Encenação Paulo Duarte
Cenografia, figurinos e adereços Sofia Silva
Música Daniel Osvaldo
Direção Musical Maestro Miguel Valente
Interpretação Banda Musical de São Cipriano «A Nova», Cristiana Sousa, Joana Sevivas, Lídia Lisboa, MALATITSCH, Teatro do Montemuro
Desenho de Luz Paulo Duarte
Assistência à construção de cenários e figurinos Carlos Cal, Conceição Almeida, Ricardo Neto
Produção Abel Duarte e Sofia Macedo
Comunicação Joana Miranda
Técnica Áudio Globo, José José
Costureiras Capuchinhas
Fotografia e Vídeo Luís Belo
















